segunda-feira, 30 de maio de 2011

Resultado, pressão e socialização.

Muito é cobrado, pouco é compartilhado e ensinado. Todos correm atrás do tempo freneticamente. Nessas corridas às vezes ocorrem “tropeços”, onde os colaboradores não conseguem se entender e muito menos conviver junto.

Muitos gestores apontam o fator comportamental como uma das maiores causas da demissão. Dentro desse fator levanto uma hipótese, a de que muitas das vezes não existe um espaço para a socialização, pois os colaboradores ficam quase que totalmente presos aos processos. Essa ausência de conhecimento da personalidade dos colegas gera conflitos que não podem ser resolvidos justamente por não se saber a causa do mesmo, ou seja, as limitações e os limites de cada um.

Sobre esse problema recorro a teoria de Jean Piaget “O desenvolvimentos Social e a Construção do Juízo Moral” para traçar uma estratégia. De acordo com a sua contribuição apropriada pela pedagogia na socialização as crianças em seu período pré-operatório (mais ou menos dos 2 aos 7 anos de idade) começam a criar regras que as auxiliam na convivência com outras crianças e com os adultos. Elas passam da anomia, que é a ausência de regras (0 a 2 anos mais ou menos) para a heteronomia que são as regras vindas dos outros (professores, família e colegas) e finalmente para a autonomia, que é o estágio onde o ser modifica ou constrói as suas próprias regras.

Voltando o nosso raciocínio para a questão em discussão “conflitos interpessoais” gerados por falta de conhecimento dos colaboradores uns sobre os outros, creio que a teoria de Piaget é valida para equacionar essas dissonâncias. Muitos dizem que somos “seres sociais”, mas esquecem de dar espaço para que isso se desenvolva. Pode ser um café, um jogo de futebol, ou qualquer outro espaço sem cobrança onde seja possível conhecer as “regras” dos nossos companheiros de trabalho e ajustar-se as regras estabelecidas pela empresa. Isso criará um ambiente com limites formais e informais bem definidos, diminuindo assim os conflitos.

Desejo que todos trabalhem bem juntos, mas para isso socializem-se também!

Leiam também outros artigos onde aproveito da pedagogia para aperfeiçoar práticas de gestão de pessoas: Renove suas Práticas e Modelos Educacionais e Proatividade.

Veja outros artigos em http://solucaox.blogspot.com e acompanhe as minhas atividades em http://twitter.com/solucao_x Solução X oferece cursos e treinamentos feitos sob medida para a sua empresa. Consulte através do e-mail solucao_x@hotmail.com

Bookmark and Share

Nenhum comentário: