quarta-feira, 1 de junho de 2011

Adequação dos signos e comunicação empresarial

Já observei algumas vezes em organizações de portes e segmentos variados falhas na comunicação vertical, ou seja, superior para subordinado, onde os colaboradores não entendem claramente o que está sendo passado para eles devido a barreiras semânticas geradas pelo seu superior. Essas barreiras semânticas são falhas na compreensão de quais são os melhores signos (palavras e gestos) para transmitir suas colocações.

Primeiramente vamos recorrer a uma base teórica para explicar o problema acima descrito. Lev Vygotsky em sua teoria “Sócio Histórico Cultural da Aprendizagem” diz que a interação do ser humano com o conhecimento é mediada através de instrumentos e signos. Os instrumentos são objetos físicos que mediam a ação transformadora do homem sobre a natureza (ferramentas, maquinas, computadores, etc.). Já os signos são construções da mente humana, que estabelecem uma relação de mediação entre o ser humano e a realidade.

Na interação com os colaboradores o gestor como observador deve estar atendo aos signos (verbais e não verbais) palavras, gestos, etc. que são comuns e possíveis de serem entendidos na sua equipe, assim poderá mediar a interação dos seus colaboradores com a realidade que ele gestor quer atingir.

Os signos corretos são a chave para o entendimento. Comunicar não é se envaidecer com as próprias palavras é antes de tudo tornar comum a mensagem. Desejo que todos atinjam com a ajudar de parceiros e amigos seus objetivos na vida. Abraços!

Aproveitando o assunto leia também “Resultado, pressão e socialização”.

Veja outros artigos em http://solucaox.blogspot.com/ e acompanhe as minhas atividades em http://twitter.com/solucao_x Solução X oferece cursos e treinamentos feitos sob medida para a sua empresa. Consulte através do e-mail solucao_x@hotmail.com

Bookmark and Share

Nenhum comentário: