terça-feira, 24 de maio de 2011

Dificuldades na Expansão da Educação a Distância.

Em conversas com empreendedores e auditores na área da educação a distância, notei a lentidão dos processos necessários a expansão de pólos de ensino. Muitas das intervenções dos órgãos normativos foram para a melhoria da qualidade, mas mesmo assim sinto uma barreira a expansão.
Em meus estudos me deparei com a história das políticas educacionais no Brasil. Desde o regime oligárquico, onde os donos de terra mantinham o poder político e por interesses econômicos não tinham interesse que a população tivesse acesso ao ensino.
Creio que hoje a história é um pouco diferente. Existe o interesse que a população consuma o “produto ensino”, mas esse produto é fornecido ainda em larga escala por algumas instituições privilegiadas que ditam preços elevados diminuindo assim a democratização do ensino.
O ensino a distância consegue oferecer ensino de qualidade a preços acessíveis mudando assim a participação de mercado de outras instituições. Essa nova realidade de mercado é combatida claro com restrições.
Acompanho que a cota de vagas oferecidas ao ensino a distância não supre a necessidade da população de ter um ensino mais direto a suas necessidades profissionais demandadas pelo mercado de trabalho.
O ensino a distância veio para ajudar no crescimento da qualificação dos profissionais das mais diversas áreas. A expansão é visível, mas às vezes fica em “marcha lenta”.
As instituições deveriam se mobilizar amparadas em seus resultados para viabilizar uma mudança na postura dos órgãos normativos. A visão mercadológica deve dialogar com a visão educacional. Torço e trabalho para o crescimento do meu país.

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