sexta-feira, 27 de maio de 2011

Renove suas práticas

Aproveitando o artigo anterior “Modelos Educacionais e Proatividade” continuo com a análise da história das políticas educacionais praticadas no Brasil em paralelo (não simultâneo) com a aprendizagem empresarial.

Na transição da educação tradicional para a “Escola renovada” ou “Escolanovista” houve uma descentralização da aprendizagem do professor para o aluno. O aluno passou a ter voz de expressão, compartilhando idéias com os professores e outros alunos.

Apesar de algum tempo depois dessa transição (renovação das práticas pedagógicas) citada acima, ainda hoje suas contribuições não foram aproveitadas por uma parcela de instrutores e gestores, os quais centralizam o conhecimento, não possibilitando aos seus colaboradores uma aprendizagem onde a via deveria ser de mão dupla.

Um dos modos para que um treinamento seja realmente efetivo é levantar as necessidades dos instruídos durante o curso e não somente “despejar” conteúdo. Devemos detectar as formas e necessidades de aprendizagem. A construção do conhecimento deve ser aberta e mediada pelo instrutor.

Um gestor de pessoas independente da sua área específica de atuação deveria saber construir conhecimento junto com a sua equipe, não se restringindo somente aos momentos de cursos e treinamentos, e principalmente nunca se posicionar como o centro do saber.

Creio que desse modo a organização evitará levar “notas vermelhas“ em seu “boletim” durante as avaliações de eficácia nos treinamentos desenvolvidos na organização.

Renove sua mente, renove suas posturas e pelo amor ao desenvolvimento renove suas práticas!

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