quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Exemplo – A melhor ferramenta do líder.



Faça o que eu falo não faça o que eu faço. Sinto muito, mas a frase não funciona na gestão de pessoas! São os exemplos e não as palavras que transmitem o modelo de trabalho a ser seguido em uma organização. Como está a postura da sua equipe? Você relaciona a influência do comportamento dos seus colaboradores com eficiência e produtividade? Como você está se comportando?

É muito comum líderes (ou chefes?) que comunicam com certa elegância de oratória, mas não agem de acordo com o discurso. Não existe processo motivacional que resista a contradições na postura de gestores, coordenadores e supervisores no ambiente de trabalho. Fora do ambiente de trabalho os comportamentos espontâneos também influenciam a visão dos colaboradores sobre o que eles também podem fazer. É tênue a separação de vida profissional e profissional.

Em um certo momento o líder (ou chefe?) pode se sentir frustrado por não conseguir alterar o comportamento organizacional. Neste ponto pode usar da agressividade e imposição para “educar” seus colaboradores. Essa bronca pode ter efeito contrário, ou seja, afastar os colaboradores da influência do gestor. Mudanças concretas e duradouras somente ocorrerão quando o ensino e o exemplo são trabalhados lado a lado. Outras estratégias são bem vindas (leia sugestão de artigos), mas o exemplo não pode faltar!

Liderar é construir uma relação de confiança através do exemplo.

Nenhum comentário: