quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ansiedade – Vamos respirar e pensar sem ela.



Além da depressão que segundo a OMS é de 20% da população mundial temos a SPA (síndrome do pensamento acelerado) que segundo Cury corresponde a 80% provavelmente. A alteração no ritmo de construção dos pensamentos causa danos à saúde emocional, ao prazer de viver, ao desenvolvimento da inteligência, a criatividade e a sustentabilidade nas relações sociais. É a sociedade de consumo volátil, rápida e estressante que é o plano de fundo da ansiedade.



Quais as consequências dessa aceleração desenfreada?



Agitação, ansiedade, dor de cabeça e musculares, acordar cansado, irritação, sofrimento por antecipado, déficit de concentração e memória. O setor de recursos humanos (ou gestores) falha ao não treinar o colaborador para aprender a filtrar estresse, proteger suas emoções, gerenciar pensamentos, pensar antes de agir e ter resiliência.



Deixando as promoções e sucesso financeiro de lado, você esta bem?



É preciso desenvolver um sistema de higiene mental e usá-lo com frequência. Não podemos ser descuidados ou omissos e não intervir em pensamentos perturbadores. Você precisa de momentos de introspecção que na maioria das vezes a sociedade moderna superficial estressante não permite. Reflexão precisa de pausa! Além SPA (considerando-a como um transtorno da ansiedade) você pode desenvolver depressão doença psicossomática (estado mental criando doença). Sua vida social também pode ficar prejudicada, muitas pessoas ficam agressivas. 

Evite o culto às celebridades, a beleza exagerada. Faça suas tarefas sem correr e desenvolva atividade lúdicas (ex. teatro, música, pintura, etc.). Analise seus medos e traumas e tente reescrever sua história. Não adianta conseguir um milhão e deixar a mente falir! Não deixe sua tranquilidade ficar sufocada o tempo todo.



Permita que a paz tenha tempo de respirar dentro de você.



Fonte:

CURY, AUGUSTO. Ansiedade – Como enfrentar o mal do século.

Nenhum comentário: