segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Lei da Variação Indispensável – Porque mudar a gestão é necessário?

A necessidade de mudar nosso modo de trabalhar com pessoas é ou deveria ser ininterrupta. A lei da variação indispensável proposta por Ashby prova isso. Resumidamente a lei diz que um ambiente que é fonte de diversas agressões imprevisíveis (diversidade ambiental), a variedade na estrutura e nas funções do sistema (mudança/adaptação) é um fator indispensável de autonomia (sobrevivência).

Uma organização que possui uma configuração rígida de regras envolvendo pessoas (e processos) tende a não ser eficiente e não sobreviver na selva das mudanças. O contexto atual e as novas gerações de força de trabalho trazem diferenças e necessidades que devem ser entendidas e saciadas. Devemos abrir a mente para as mudanças e alterar modelos muito tradicionais ou rígidos.

Essa não variação, ou seja, adaptação ao meio gera antagonismos que impedem a sinergia de gerações diferentes na equipe, onde além das idades as ideias e habilidades são diferentes. Só isso já é um grande motivo para atualizar modelos de gestão e processos.

A diversidade de pessoas e contextos é um fator natural e inevitável. A Programação Neurolinguística segundo o raciocínio de DILTS (1994) acredita que cada ser humano tem o seu modelo de mundo que explica a sua “realidade ou verdade”. Mesmo os padrões de visão e de opinião da maioria são alterados através das gerações. Novas opiniões, novas necessidades, maneiras diferentes de conduzir. Você gestor ou líder pensa sobre isso?

Pessoas e tempos diferentes exigem um novo modo de liderança.

Fonte: 

DILTS, Robert B. Strategies of Genius Vol II.

Nenhum comentário: