terça-feira, 22 de novembro de 2011

Gênios Gestores – Use o metaprograma de Einstein


O uso de metaprogramas da neurolinguística segundo DILTS (1994) é uma excelente ferramenta para revisão das práticas gerenciais. Um caso muito interessante sobre PNL (Programação Neuro Linguística) é o metaprograma que é a estratégias para encontrar estratégias do físico Albert Einstein.

Segundo o cientista o método puramente científico exclui variáveis como a emoção e os princípios morais. Explorando este raciocínio acredito que além da emoção da moral deveríamos acrescentar a ética e a sabedoria associando-as aos objetivos não só científicos, como políticos e empresariais.

Isto sim ajudará a construir um ser humano melhor e concomitantemente um gênio da gestão. Não quero ser defensor de utopias, mas a construção de um sistema de gestão realmente vantajoso para os colaboradores e a empresa passa por uma revisão das práticas sob um ponto de vista emocional, moral, ético e talvez até espiritual.

Resultado organizacional ou realização coletiva? As estratégias do gênio da gestão devem passar por uma renovação através de outras abordagens onde não ocorra somente a maximização forçada dos resultados. Satisfação com o trabalho, crescimento profissional e felicidade pessoal própria e dos colaboradores devem ser levados em consideração na elaboração e implementação de estratégias de gestão.



Mãos a obra para agradar a mão de obra.


Fonte: 

DILTS, Robert B. Strategies of Genius Vol II. 1994.

Nenhum comentário: