segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mercado de Trabalho do Cromossomo X e Y.

Um artigo na Revista Super Interessante me levou a refletir sobre algumas características de mulheres e homens com relação ao mercado de trabalho, são elas: a escolha da área, postura de negociação, riscos e carreira.

Primeiramente a escolha da área profissional interfere nas diferenças com relação à remuneração. As mulheres escolheram em sua maioria ao longo do tempo profissões que pagam menos. Já os homens optaram por áreas em ascensão.

A postura de negociação é fundamental na hora de negociar o valor do salário. Os homens pedem mais, já as mulheres não oferecem barreira à primeira proposta oferecida.

Na hora de correr riscos, segundo o artigo as mulheres preferem as vagas mais “estáveis” evitando a competição com outros profissionais diretamente, mesmo que o salário seja mais baixo.

Na carreira existe um fator social que age contra a ascensão da mulher. As pessoas desejam que elas não sejam agressivas e competitivas, caso ajam dessa maneira as pessoas tendem a deixar de gostar delas e até as vêem com desconfiança. Para o homem é o oposto, ser bem sucedido é um fator que gera admiração.

Constatei então através do artigo que a evolução da mulher no mercado de trabalho não foi dificultada somente pelo preconceito com relação a mudança de modelos sociais. Existem fatores de ambas as partes que contribuíram para construção desse cenário.

Para finalizar pergunto: O que é igualdade? Para mim é a soma das diferenças que vivem em harmonia. Abraço a todos!

Fonte: Revista Super Interessante Junho 2011 - Edição 292.

Veja outros artigos em http://solucaox.blogspot.com/ e acompanhe as minhas atividades em http://twitter.com/solucao_x Solução X oferece cursos e treinamentos feitos sob medida para a sua empresa. Consulte através do e-mail solucao_x@hotmail.com
Bookmark and Share

Nenhum comentário: