terça-feira, 26 de outubro de 2010

SISTEMA DE INFORMAÇÕES - Aplicado a gestão de pessoas

Dando continuidade ao artigo anterior “Tecnologia da Informação - Aplicada a uma Empresa Educacional em Ascensão” notei a necessidade de implementar o projeto “Informação Flexivel” com informações não somente das fontes centrais, mas aproveitando-se das contribuições dos colaboradores.
No meio acadêmico tenho a crença que a informação é um organismo vivo que pode e precisa se alimentar. As informações que nascem internamente e as que cercam a organização precisam ser absorvidas e geridas. A partir dessa visão encontrei na gestão do conhecimento a base inicial para desenvolver o projeto denominado “Informação Viva”.

As fontes do projeto “Informação Flexível” são periodicamente revistas. Nesse momento as idéias são captadas e os processos são atualizados, aperfeiçoando-se assim as novas necessidades e cenários.
A revisão e a checagem dos processos não se restringem somente a reuniões de avaliação. O colaborador é estimulado a questionar e pensar os processos de forma crítica.
Intervenções incorporadas são recompensadas, parceiros são elogiados e evidenciados na organização para que o colaborador tenha motivação de enriquecer a organização e contribuir para a melhoria dos processos.

A gestão do conhecimento é uma grande ferramenta para o gestor de qualquer área, pois as idéias coletivas têm uma maior eficiência para resolver os problemas organizacionais. O aumento das alternativas através das sugestões potencializa as probabilidades de sucesso nas decisões.
A humanização do conhecimento da organização possibilitou que a voz de seus funcionários seja uma poderosa fonte de informação (conhecimento tácito), juntamente com o conhecimento explícito que era a única fonte no projeto anterior. A empresa passou a ter um estilo, sendo este um diferencial perante outros concorrentes. Essa abertura de diálogo mesmo que seja com relação a processos integra o trabalhador aos objetivos do negócio. Quem participa se torna um aliado e não um alienado.
As mudanças proporcionadas pelas contribuições melhoraram o clima organizacional, pois o trabalho adquiriu criatividade isso suavizou o stress de sempre realizar tarefas da mesma maneira.
O canal entre o operacional e o gerencial tornou-se um elo muito importante para o desenvolvimento do negócio. A abordagem permitiu ao gestor ter uma visão sobre as alternativas mais detalhada, contribuindo assim para a tomada de decisões estratégicas.


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