quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Da rádio peão para a rádio patrão


Marcelo Ferreira Benedito

Para situar o raciocínio historicamente devo citar que pelas teorias iniciais da administração a estrutura informal foi reconhecida pela primeira vez na experiência coordenada por Elton Mayo chamada de “Experiência de Hawthorne” um bairro de Chicago nos Estados.
A rádio peão é tratada frequentemente como uma rede de comunicação informal onde os funcionários trafegam informações que não partiram formalmente da direção. Por muitos funcionários essa fonte é considerada como altamente confiável e mais completa do que os comunicados formais.
Porque não usar usa a mesma para aumentar a confiança dos colaboradores sobre os comunicados? A administração pode e deve se beneficiar através dessa rede.
A utilização da rede de rumores torna a comunicação mais eficiente, pois a informação formal é completada. Através de fontes diversificadas os administradores podem rastrear quais assuntos e dúvidas são mais relevantes para os funcionários e que estão causando ansiedade nos mesmos.
Seguindo essa linha de raciocínio entendemos a rede de rumores como um feedback não oficial da comunicação vertical, podendo trazer um retorno valioso a direção da empresa quando avaliada, interpretada e utilizada.
A informação nunca é inimiga, cabe aos administradores transformar os rumores em um resultado final saudável e construtivo para sua organização.
Solução X oferece cursos e treinamentos feitos sob medida para a sua empresa. Consulte através do e-mail solucao_x@hotmail.com


Bookmark and Share


Nenhum comentário: