quarta-feira, 20 de junho de 2012

Walden Two e a Sociedade moderna – Ambiente empresarial e o comportamento dos colaboradores

Skinner (Burrhus Frederic) escreveu um Romance Intitulado “Walden Two”, onde constrói uma sociedade utópica aonde os comportamentos são construídos através de reforço positivo (recompensa) para as ações “boas”. Apesar de ter sido atacado por a obra ser considerada como uma teoria para “controle em massa” Skinner resaltou a influência que o ambiente tem sobre o comportamento humano.



Nesta mesma obra Skinner diz que sociedades incoerentes e opressivas desencadeiam problemas nos indivíduos da mesma maneira que a sociedade moderna.


Adaptando para o ambiente empresarial foco da análise, poderíamos elaborar algumas perguntas, cujas respostas decisivamente irão influir no ambiente. A liderança e a gerencia de modo geral são coerente com os valores empresariais? Os colaboradores são ouvidos ou oprimidos?


Quando existem diferenças entre código de ética ou de valores e o que é realmente praticado a sensação de injustiça e ou desigualdade faz com que os colaboradores não se comprometam realmente com a causa da empresa, ou se comprometam com uma causa não ética e às vezes até ilegal. Em uma organização onde não a voz quanto muito menos vez, os colaboradores não conseguem atingir realização pessoal por não agregar suas ideias à forma de trabalhar da empresa. Essa sensação de frustração pode levar a comportamentos que “sabotem” a eficiência no trabalho.


A internalização de injustiça e opressão condicionam (desencadeiam) comportamentos negativos (além de doenças). As “más ações” são produto da influência do ambiente. Esse “reforço” dado pela organização cria um péssimo clima de trabalho consistente, que afeta diretamente a produtividade e por fim o lucro.


Através dessa perspectiva behaviorista (comportamental) concluímos que é de extrema importância ser ético e ouvir as necessidades não só dos clientes, mas dos colaboradores de um modo geral, seja através de pequenas reuniões, grandes confraternizações ou quaisquer outros meios de comunicação (e-mail, teleconferências, etc.). Assim criaremos um ambiente produtivo através de reforços que contribuirão para gerar bons comportamentos.


Para aprofundar leia também “Escolha o seu stress esse é o segredo” e “Como você não é sobre pressão”. Muito obrigado pela leitura.




Fonte: SKINNER, Burrhus Frederic. Walten Two, 1948.


Nenhum comentário: