terça-feira, 26 de junho de 2012

Aprendizagem social (psicologia behaviorista) e a cultura organizacional.

Como os comportamentos são construídos e aprendidos dentro de uma organização? Você como gestor está satisfeito com a postura de seus colaboradores? Tentar compreender essa dinâmica é muito importante para conseguir a realização dos valores da organização.

Vamos utilizar duas teorias para construirmos uma análise com relação à cultura organizacional: Aprendizagem social e Hierarquia dos hábitos.

Dollard e Miller desenvolveram a teoria da “Aprendizagem Social” onde explicam comportamentos gerados e aprendidos pelo reforço do ambiente (estimulo para que o comportamento continue). Esses reforços quando negativos (exemplos de condutas erradas que são seguidas) são tão internalizados que se tornam impulsos, ou seja, a pessoa nem pensa mais “será que está certo?”, ela simplesmente age de modo não ético, ou de modo ilegal sem se preocupar mais.

A “hierarquia dos hábitos” se refere à probabilidade de uma série de comportamentos (em uma situação aprendida) serem construídos com base em uma experiência reforçada. No caso descrito na “Aprendizagem Social” o impulso de não ter preocupação ética pode gerar uma série de comportamentos danosos à marca, a equipe e aos resultados, como por exemplo, a corrupção.

Às vezes é necessário “dar um jeito”, mas o “jeitinho brasileiro” nunca poderá ser o modelo a ser seguido em uma organização. Devemos nos lembrar de que com base nas duas construções teóricas acima o que é reforçado se multiplica em outros comportamentos.

Apensar do exemplo pessimista aquilo que é certo quando reforçado (incentivado) gera comportamentos positivos seguindo o mesmo raciocínio teórico. Espero que os lideres se aperfeiçoem pessoalmente para que o seu exemplo seja multiplicado.

Continue a leitura em “Cultura empresarial e Comunicação” para aprofundamento. Muito obrigado pela atenção.

Fonte: Miller, N. & Dollard, J. (1941). Social Learning and Imitation. Yale University Press.

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