segunda-feira, 26 de março de 2012

Porque eles não fazem o que é preciso?

Inicialmente esta pergunta pode ser feita devido a um viés no processo de análise onde temos a tendência de projetar que todo mundo tem as mesmas habilidades que nós. Um gestor recém-promovido pode questionar-se por que os demais colaboradores não conseguem resolver problemas que ele solucionava quando atuava no processo. Essa constatação pode parecer até imatura, mas acontece em muitas situações.

Levando em consideração que o ser humano deve ser moldado, ou seja, aprender o que é necessário para realizar suas tarefas, devemos então ensiná-los para que isso ocorra. Na situação em análise será que eles (colaboradores) sabem que existe um conflito cognitivo? Quando acertam é aleatoriamente ou é uma resposta direta?

Vamos recorrer a dois conceitos (acomodação e assimilação) da teoria psicogenética de Piaget para explicar a situação.

Quando o gestor percebe uma má execução de um processo onde o colaborador age contra a eficiência da tarefa, pode haver um conflito cognitivo do colaborador com a ação, ou seja, seus conhecimentos atuais não são suficientes. O mesmo precisa mudar sua forma de agir para atingir o resultado, ele terá que reorganizar-se mentalmente para alcançar o objetivo.

Para que esse processo aconteça podemos dizer que deverá ocorrer a “acomodação”, ou seja, a partir de um “desequilíbrio” eles terão que transformar-se intelectualmente (aprender) para diminuir ou extinguir suas dificuldades. Esse processo deve ser estimulado durante o período de: treinamento, experiência e reforçado em situações de mudanças organizacionais.

Após ou durante a acomodação vem a “assimilação” que é nada mais do que a integração a uma estrutura (conhecimento) pré-estabelecida. Neste momento a resposta (solução) é direta e não aleatória (ao acaso), os colaboradores sabem a causa do acerto. Nesta faze a necessidade de supervisão do gestor é menor, podendo este concentrar-se em tarefas mais estratégicas.

Fica a sugestão de que os gestores devem ir além do conhecimento técnico/processual para que realmente tenham resultados satisfatórios através de seus colaboradores. Bom trabalho a todos.

Convido também vocês a lerem o artigo “Trabalho em equipe e Zona de Desenvolvimento Proximal”, onde abordo uma estratégia para equilibrar o conhecimento entre os colaboradores de uma mesma equipe.


Fonte: PIAGET, J. A epistemologia genética e a pesquisa psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

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