segunda-feira, 12 de março de 2012

A transferência de Freud e as relações interpessoais empresariais.

Aproveitando o artigo “Ser afetivo e profissional – Qual o ponto de equilíbrio?continuaremos com análise comportamental no ambiente de trabalho, mas analisaremos a questão emocional sobre outra perspectiva.

Segundo Freud a transferência é um processo universal onde reagimos de acordo com acontecimentos passados de maneira inconsciente, ou seja, o sujeito apenas age sem perceber. Podemos também chamar de transferência o processo inconsciente de identificação do sujeito com o outro. A transferência diz respeito a esta relação, que pode tanto ser positiva ou negativa.

Na empresa o colaborador pode reviver impulsos, sentimentos, fantasias, defesas e atitudes anteriores, vividos em fases significativas (infância, por exemplo) em tipos e intensidades diversas (admiração, amor, desconfiança, ódio, solidariedade, preconceito, etc.).

Como colaboradores e gestores podemos notar certos comportamentos que “não tem um causa”, ou seja, você não fez nada para a pessoa agir daquela maneira e sente-se incomodado por isso. O problema está quando esse comportamento atrapalha as relações interpessoais dificultando ou em certos casos inviabilizando a realização do trabalho.

Conhecer informalmente o histórico do companheiro de trabalho pode ajudar a entender a raiz de seus comportamentos. Com essas informações podemos nos posicionar de modo a não ativar memórias negativas (transferência negativa). Por outro lado podemos estimular suas lembranças positivas, usando isso como uma estratégia de integração e ferramenta de motivação (transferência positiva).

O tempo do cafezinho é também uma oportunidade de conhecer o próximo e adquirir sabedoria sobre o ser humano. Desejo um ótimo café para todos.

Fonte: Freud, S. (1980). A dinâmica da transferência (J. O. A. Abreu, Trad.). Em J. Salomão (Org.), Edição standard brasileira de obras completas de Sigmund Freud (Vol. XII, pp. 131-143). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1912).

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