quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A Solução X(infalível) existe?

São várias as maneiras de se abordar uma situação problemática, mas para amenizar os tropeços no caminho podemos tomar atitudes estratégicas para evitar contratempos individuais ou coletivos. Podemos gerar a situação favorável para que as ideias apareçam de modo qualitativo e quantitativo. 

De acordo com ROCK (2009) para encontrar um caminho para resolver problemas devemos focar nas dicas externas, através de perguntas que levem a solução. Estabeleça o foco no resultado desejado, ou seja, a atenção deve ser dirigida ao objetivo. Não adianta ficar pensando somente no problema, ajuste a sua percepção para informações relevantes a solução. Seu cérebro irá procurar por dicas no ambiente de forma ampla. 

O lado direito do cérebro será ativado ao invés do esquerdo quando a pessoa fica apenas pensando sobre o problema. Com o lado direito ativo os insights serão muito mais frequentes. O foco no problema acessa as emoções ligadas ao mesmo, isso atrapalha o cérebro, ficando este inibido a ter insights. Ficar focado em encontrar as soluções gera um estado de bem estar, pois você deseja algo, você está procurando e não evitando. O nível de dopamina (hormônio ligado ao prazer) será elevado. Expectativas positivas ajudam a liberar mais dopamina, você irá se sentir mais feliz. Tente sempre inibir a sua atenção quando a mesma se direcionar somente ao problema.

Para os gestores e líderes são várias as dicas para enfrentar problemas. Segundo o autor devemos ‘facilitar a mudança positiva’ ao invés de usar o 'feedback construtivo de performance’. Quando estamos sobrecarregados é natural que haja uma rejeição a ideias externas. A sugestão direta (solução do problema sem participação) não é um bom caminho. O ideal seria dar algumas dicas, fazer uma sugestão em forma de pergunta. Não ajuda quando você apenas diz o que fazer ou não. É preciso entender o problema, repensar a situação. É necessário ter insights, mas quando as pessoas estão em uma situação de impasse geralmente elas ficam ansiosas. É importante ter um mente tranquila, pensar globalmente com a maior amplitude possível

Quando a pessoa consegue aumentar as emoções positivas ela entra em um estado favorável as suas aspirações. Dar coragem é também fundamental, pois aumento o sentimento de certeza. Deixe seus objetivos claros e aumente a autonomia do colaborador. Certifique-se que o colaborador está tomando as decisões e desenvolvendo as ideias, não apenas escutando o que você fala. 

Ajude a equipe a simplificar os problemas, para diminuir a sobrecarga no córtex pré-frontal. Ajude as pessoas a refletirem de maneira calma, assim o gestor conseguirá aumentar o número de insights da equipe. Aumente o status do colaborador dizendo: “Você não acha melhor nós trabalharmos suas boas ideias ao invés de usar os meus palpites?”. Faça os colaboradores encontrarem lacunas no modo de pensar deles. Inibia a sua atenção quando a mesma se focar no problema e evite dizer a solução diretamente.

Não existe um modo pré-definido para resolver todos os problemas, cada um tem suas variáveis, a equação é sempre mutante. O importante é não focar na formula do problema. 

Pense além da própria questão para encontrar as melhores respostas.
 

Fonte:

ROCK, David. Your Brain at Work.

Nenhum comentário: