quarta-feira, 15 de outubro de 2008

fonte segura – informação protegida é certeza no discurso

Fonte segura – informação protejida é certeza no discurso


Ferreira Benedito, Marcelo


Resumo:

Os processos empresariais devem ser alimentados por informações no tempo certo. Quando os sistemas são alimentados erroneamente a saída (produto, resultado) foge ao objetivo esperado. Podemos minimizar esses pequenos erros padronizando o discurso através de uma base de conhecimento gerenciada e segura. O ambiente fornece os parâmetros de como organizar essa informação para orientar e instruir os usuários sejam eles funcionários ou clientes. Segue então o processo de garantia da fidelidade para que durante a emissão essa informação não seja alterada ou decomposta.


Palavras-chave

Banco de dados, sistema de informação, conhecimento, segurança.


1 Introdução

Não basta ser veloz, a informação tem que ser segura. Com o fácil acesso a diversas fontes o mínimo descuido na emissão pode trazer contradições que em um futuro próximo trarão conseqüências não somente financeiras, mas de credibilidade manchando a imagens da empresa.
Como assegurar que as informações não serão distorcidas ou na falta delas improvisadas? Descrevendo cada processo de forma clara para formalizar o discurso, evitando assim a seguinte situação: “... mas eu perguntei para ele(a) e disse outra coisa...”. O gerente do conhecimento deve proteger a base para que não seja corrompida.

2 Fundamentação teórica

Sistemas de informações empresariais com gestão do conhecimento. Informação de todos os níveis (institucional, intermediário e operacional) categorizada formalmente, organizacional estruturada. Personalizar a informação para aplicar suas leis aumentando o valor através da integração.
Segurança da base utilizando programas que possibilitam controle sobre a forma que a informação pode ser vista restringindo o usuário somente a visualização não podendo editar o conteúdo para não fugir do padrão.
Recursos tecnológicos computacionais integrados com sistema de comunicação interna em rede (intranet).
Comunicação horizontal com os colaboradores aplicando feedback não somente durante a implantação mas ao longo do uso do sistema de informação.

3 Metodologia

Construção da base utilizando informação web (fonte on-line site da instituição central) e manuais enviados dos mais diversos setores.
Backup do sistema (base original). Segurança dos documentos formatados somente para Acrobat Reader (*.pdf) ou na ausência do leitor arquivo de imagem (*.jpg, *.bmp).
Instrução aos colaboradores para um feedback constante, relatar imediatamente quando houver possíveis erros ou atualizações da informação.

4 Análise e discussão dos resultados

A clareza e presteza no esclarecimento aos clientes acabaram com o clima de desconfiança, pois ao perguntar para um atendente não repetem o mesmo questionamento a todos os outros a fim de confirmar a veracidade da informação.

5 Conclusão

O sistema Fonte Segura reduz significativamente enganos quanta à distorção do conteúdo. Repassada com segurança as informações independentes de quem às emitem são confiáveis, pois a fonte é a mesma para todos. Segurança é o alicerce do sucesso com durabilidade.

6 Referências

BERTO, André Rogério et al. Recursos Tecnológicos e Computacionais. Londrina: Editora Unopar, 2008.

DINIZ, Paulo Ricardo Torres et al. Gestão de Pessoas e da Informação. Londrina: Editora Unopar, 2008.


Bookmark and Share


Nenhum comentário: