segunda-feira, 7 de julho de 2014

Reforço parcial - Uma ótima ferramenta para motivar seus colaboradores.



O gestor de setor ou o profissional de recursos humanos tem uma ótima ferramenta para fazer que um bom comportamento de um colaborador volte a acontecer possivelmente. Através do reforço parcial podemos potencializar essa repetição. Para isso vamos estudar e diferenciar dois sistemas de recompensa.


Podemos recompensar uma pessoa de dois modos, a primeira maneira com sutileza e continuamente. É possível também como segunda opção premiar um colaborador de modo intenso e não contínuo. A primeira maneira não produz mudanças significativas, pois o outro não sentirá a necessidade de manter ou mudar um determinado comportamento, pois sempre receberá a recompensa. Já o segundo modo é o melhor, pois uma recompensa alta e imprevisível é vista como uma vantagem gerando um empenho na mudança comportamental. Isso pode instigar melhorias diversas e não comodismo com uma pequena mudança, pois para ganhar novamente precisa se esforçar e inovar positivamente seus comportamentos e atitudes.


Um modo de colocar isso em prática seria usar de um bônus esporádico ou uma homenagem não prevista ou outra ação mais criativa. O importante é a intensidade e a não regularidade para que o colaborador não “perca o ânimo” de manter o comportamento ou conquistar outras mudanças comportamentais.

Ressalto que cada ser humano tem sua perspectiva daquilo que é recompensador para ele. Peço que faça um contraponto dessa abordagem lendo o artigo “Não recompense ocolaborador como se ele fosse um rato”.

Não se esqueça de recompensar quem é a razão do seu sucesso!


Fonte:

FRIEDMAN, Howard s e SCHUSTACK, Mirian W. Teorias da Personalidade.

Nenhum comentário: