sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Física Quântica e Motivação. Tudo a ver!



Em um insight criativo relacionei a geometria que pode caracterizar as dimensões físicas e por seguinte as constantes físicas na teoria das supercordas com o tema motivação. O paralelo (metaforicamente) seria sobre a “geometria psicológica“ de cada indivíduo que produz suas “constantes comportamentais”. Em física temos valores fixos que se aplicam a vários fenômenos, sendo assim possível calcular seus resultados com precisão. Em psicologia comportamental é claro não funciona assim. Os resultados (comportamentos) podem variar enormemente de pessoa para pessoa.

Como gestor de pessoas é interessante atentar-se para a geometria (individualidade) de cada colaborador. As variáveis que o gestor acha que podem ser motivacionais podem não ter relação com a “geometria” dos indivíduos da sua equipe, ou seja, não produziram os resultados (comportamentos) esperados. 

O ponto da ideia é atentar-se que a “individualidade geométrica” de cada pessoa dita quais serão as variáveis para criar a “reação de motivação”. Lembrando que as “constantes psicológicas” mudam de dias em dias e de tempos em tempo. Cada “face psicológica” demanda uma estratégia.

Saber ver pessoas em várias dimensões é fator chave para elaborar estratégias motivacionais.



Fonte: 

GLEISER, Marcelo. Criação Imperfeita.

Nenhum comentário: