sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Evolução darwiniana e o Mercado de Trabalho


De acordo com a teoria da evolução darwiniana não existe qualquer plano ou propósito para a vida. O luta pela sobrevivência ocorre de acordo com a combatividade em meios variados. O universo não tem um propósito divino que favorece a vida (complexa como a nossa) na sua imensidão. Teria a economia e o mercado um propósito e um plano para a sua carreira? Devo confiar a minha carreira ao mercado pelo fato de achar que o mesmo se preocupa comigo?

O mercado de trabalho não tem um propósito e um plano para a sua carreira e muitas das vezes não oferece o mínimo de condições para que você se desenvolva. Quantas vezes você já passou por um bom treinamento? Alguém já investiu em você ou lhe orientou? É você que deverá investir em si mesmo e fazer a “seleção artificial das espécies” para se espelhar. Além disso, deverá buscar ambientes estruturados e estáveis onde possa se aperfeiçoar. Você não pode deixar que a sua evolução torne-se acidental, ou seja, tentativas desesperadas de sobreviver no mercado de trabalho que se sobressaem sobre outras estratégias selvagens de continuar empregado.

Você é que deve assumir a responsabilidade pela sua carreira. São indispensáveis o autodesenvolvimento e a gestão de carreiras para que suas oportunidades de ascensão e de sucesso não entrem em extinção. É muito importante pensar em empregabilidade com felicidade. Seja competitivo respeitando seu modo de pensar e viver. Enfrente o mercado de trabalho como uma oportunidade de expansão para as suas competências e contenção de práticas que não são boas. Não seja predador de pessoas e valores. A cadeia alimentar do profissional é construída em um local onde você pode devorar desafios com integridade. Construa essa mutação na sua mentalidade inserindo esforço responsável.

Forte não é o mais bruto e sim aquele se adaptou através do bem.

Nenhum comentário: