Existem modelos de pensamento que
serão nossos inimigos e prejudicarão nossos relacionamentos e a conquista dos nossos
objetivos. Esses modelos segundo CHAMINE (2013) são chamados de “sabotadores”.
Um sabotador como o próprio nome já levanta suspeitas é um esquema de
pensamento e ação que desarma seus pontos positivos ou os poderes da sua
sabedoria.
Exemplo de situação: um
colaborador apresenta um comportamento que manifesta a tendência de evitar
conflitos (esse é um sabotador) recebe uma dura crítica do seu líder que agiu
de forma extremamente controladora (esse é outro sabotador). Se o líder dispara
o sabotador dos colaboradores e a reação de defesa dos colaboradores desperta o
sabotador do líder, forma-se uma espiral negativa. Nesse círculo
vicioso/destrutivo o colaborador sempre fugirá das situações de conflito e o líder
será ainda mais controlador.
Existem outros sabotadores e
outras formas de círculos viciosos/destrutivos. Isso pode se iniciar quando o
líder apenas julga as ações dos colaboradores (o julgamento é o pior dos
sabotadores). Antes de julgar pondere se o seu objetivo é liderar ou sabotar?
Não procure por bodes expiatórios. Isso pode esvaziar seu “rebanho” de
colaboradores.
É importante entender a dinâmica
comportamental das relações, as reações negativas dos colaboradores e líderes
para criar um sistema de relacionamento em que ambos se aproximem e cooperem
respeitando-se os limites de cada um.
Leia os artigos “Por que elesnão fazem o que é preciso?”, “Ajudando ou atrapalhando?” e “Feedback não é omelhor caminho.”.
Referência
CHAMINE, Shirzad. Positive Intelligence.
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