quarta-feira, 25 de abril de 2012

As dificuldades de manter a atenção e os benefícios de cultivá-la


O que acontece quando estamos atentos? Quais são seus mecanismos? Quais são os limites da atenção? Qual é o benefício de ter uma boa atenção? De posse dessas informações é possível elevar o nosso desempenho e como gestor de pessoas ou processos planejar melhor o ambiente e as tarefas dos nossos colaboradores.

Segundo ROCK (2009) quanto estamos atentos ocorre um tipo de sincronia onde diferentes neurônios são ativados de modo similar ao mesmo tempo. Os mapas mentais trabalham juntos formando um padrão que envolve todo o cérebro. A sincronia neural integra módulos no cérebro, possibilitando assim o foco ideal. Um dos itens interessantes do mecanismo da atenção é que sua frequência elétrica (Gamma) é a mesma do insight.
O limite da atenção (dispersão) é atingido quando o cérebro tem muita atividade (conversa, e-mail, telefone, celular, skype, msn, etc.). O foco ideal nesta situação não é possível, pois areas diferentes não estão trabalhando de forma convergente. 

Os benéficos de se ter uma atenção focada é que o cérebro fica conectado em um grande circuito para executar uma tarefa específica. A atenção ativa muda a forma como o cérebro funciona, isso é chamado de neuroplasticidade. Pequenas mudanças na atenção já alteram o cérebro segundo exames. Mudanças em larga escala são construídas através de escolhas para a vida toda. Neste processo quando o diretor (atenção focada nos processos cerebrais) está em ação o “rearranjo” cerebral é mais efetivo, tornando a mudança de longo termo. O diretor ajuda a tornar a neuroplasticidade autodirigida.

A partir dessas informações você pode refletir sobre a maneira como está trabalhando e gerir melhor seus processos e colaboradores. Atinja uma produtividade cada vez mais eficiente corrigindo e melhorando a atenção, isso faz toda a diferença!



A direção correta é tudo, não existe objetivo fora do caminho!



Convido vocês a continuarem a leitura nos artigos “Tudo “Junto e Separado”” onde abordo algumas interferências no ambiente de trabalho e o artigo “O que? Quem? Distrações e De$empenho” onde você pode encontrar algumas maneiras de combater a distração no ambiente empresarial.


Fonte: 

ROCK, David. Your Brain at Work.

Nenhum comentário: