sexta-feira, 29 de julho de 2011

Como você NÃO é sobre pressão?


Durante uma entrevista de emprego existe a possibilidade de ouvir essa pergunta. É provável que por necessidade ou indução o candidato responda “sim trabalho bem sobre pressão”. Essa resposta pode conter um preço alto a ser pago. O foco agora é saber quais são os prejuízos que o estresse excessivo causa no desempenho do colaborador.



Primeiramente vale lembrar que o estresse não é em sua totalidade ruim. Precisamos sim de um nível de estresse (eustress) para nos motivar. O senso de urgência (prazo final) de uma tarefa, por exemplo, gera um estresse positivo. Se evitarmos esse pequeno estresse e perdermos o prazo, neste caso geraríamos um estresse negativo.

Quando se pergunta a um colaborador se está tudo bem, geralmente a resposta é sim (quando não balança a cabeça assustado pela pergunta). Existe um medo em levantar problemas para o gestor ou gerente, pois esse colaborador pode pensar que o seu chefe irá ficar irritado com as reclamações. Quando os problemas estão pressionando você demais, essa omissão de comunicação tem um preço alto. Existem também aqueles que não têm um “termômetro interno” para se autorregular. Sobre esses especificamente irei analisar logo agora.

Do ponto de vista neurocientífico seu sistema de indexação das emoções (hipocampo) pode estar disparando respostas emocionais sem que você esteja ciente disso. O colaborador que não tem uma auto-observação (metacognição) aos processos cerebrais quando eles ocorrem pode estar sujeito a respostas emocionais indesejadas para um bom desempenho no trabalho.  

As respostas fisiológicas prolongadas do estresse excessivo podem gerar problemas a saúde, tais como perda de concentração, instabilidade emocional, dores musculares, dores de cabeça e depressão por exemplo.

Você não é sobre pressão excessiva o melhor funcionário da sua empresa. 

Vivendo assim você deixa de usufruir da sua potencialidade mental e física total para resolver problemas. Se algo lhe incomoda comunique sim aos seus colegas e ao seu superior. Desejo que conheça a ti mesmo e tenha mais paz no trabalho e na vida.


Já li e escrevi muito hoje sinto que o estresse está além do saudável, peço licença para tomar um café. Se você se interessou por esse artigo leia também o artigo anterior Tudo “Junto e Separado”. Abraço a todos.

Fonte: 

MARCOS, Brandão. As Bases Biológicas do Comportamento Humano. 

ROCK, David. Your Brain at Work.

Veja outros artigos em http://solucaox.blogspot.com/ e acompanhe as minhas atividades em http://twitter.com/solucao_x Solução X oferece cursos e treinamentos feitos sob medida para a sua empresa. Consulte através do e-mail solucao_x@hotmail.com














Nenhum comentário: