domingo, 29 de novembro de 2009

Um olho no peixe outro no gato


Marcelo Ferreira Benedito

Atualmente nota-se uma abordagem nos estudos de marketing focada extremamente no cliente. A identificação de tendências e necessidades que geram demanda não são ditadas somente pelo cliente. O primeiro olho deve estar no cliente.

Integrando os colaboradores no processo de marketing da empresa teremos através de uma participação ativa, um excelente mecanismo de análise da satisfação e das exigências dos consumidores. O segundo olho deve estar nos colaboradores.

As empresas não podem ser míopes quanto as partes que geram realmente a satisfação de seus clientes. Iniciaremos sim com clientes, planejaremos o produto ou serviço preocupados sempre com a melhoria constante e executaremos com pessoas. A conspiração desses fatores concretizará o objetivo principal que é satisfazer necessidades.

Não poderia deixar de falar do rato que roerá sua fatia de mercado. Sendo o marketing um processo dinâmico, você não está só. Tenha visão panorâmica dos fatos sejam eles acontecimentos sobre os concorrentes, política, economia e sociedade.

Não perca o foco, não se esqueça do processo, não menospreze seus aliados e olhe para o ambiente. Um olho no peixe outro no gato, cuidado, pois no meio ainda podem passar alguns ratos!
Solução X oferece cursos e treinamentos feitos sob medida para a sua empresa. Consulte através do e-mail solucao_x@hotmail.com


Bookmark and Share


Nenhum comentário: