quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A arte da “Observatória” e da “Escutatória”



Dedicado para as pessoas que almejam um melhor desempenho profissional, um cargo mais elevado (planejamento estratégico, por exemplo), ou simplesmente paz você precisa entender e aprender a arte da “observatória” e ”escutatória”.

Primeiro falarei sobre a arte da “observatória” que consiste em observar e não somente ver. Existe um ditado que discordo “O diabo está nos detalhes.”, pois é nos detalhes que encontramos a divindade da interconexão e interdependência das coisas.

O ritmo acelerado cega esse “tipo especial de visão”. Não existe miopia o que existe é ansiedade. Permita-se uma pequena lentidão para que o seu campo de visão não seja a sua prisão. As possibilidades são uma brisa na agonia das limitações incomodas. Peço perdão às óticas, mas aconselho você a não trocar seus óculos. Mude apenas o seu modo de ver as coisas.

Sobre a arte da “escutatória” abro com um trecho retirado do famoso texto de Rubens Alves (esse vale sempre a pena ser relembrado). Alberto Caieiro: “Não é bastante ter ouvidos para se ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma.”.

Às vezes faço um convite ao silencio, mas esqueço de que para convidá-lo é preciso me calar. Não só a boca mais principalmente a mente. Não tenha medo do que parece ser vazio, não tenha medo de não se afogar num oceano de “Giga-informações”. Na quietude do silêncio surgem (ou não) as palavras necessárias.

Não adianta falar alto e bem se o que grita dentro de cada indivíduo são suas crenças e sonhos mesmo que oprimidos pela “falatória”.

Observe (atentamente)... escute (ativamente)... se necessário fale (brevemente).
Sem luto vamos fazer um minuto disso em homenagem a sabedoria.

2 comentários:

SÓSIA BARACK OBAMA BH MINAS BRASIL(GERSON) disse...

Muito bom o texto,serve para reflexão.

Blog do Leonardo Domingues disse...

Tem algum e-mail que eu possa entrar em contato com vc?

leouninfo@gmail.com